sexta-feira, 2 de junho de 2017

O EXEMPLO DE LEVI E UM DESAFIO A VOCÊ

"Disse-lhe Jesus: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu." (Marcos 2:14b)


Eis um texto extraordinário e profundo. Jesus passava e avistou Levi, filho de Alfeu, trabalhando na Coletoria. Essa não é uma função muito honrosa no contexto judaico. Recolher impostos de seus próprios conterrâneos era algo que tornava Levi muito criticado, mal visto, condenado pela opinião pública e rotulado como um traidor que se vendeu aos romanos.
Jesus, porém, não o via daquela forma. Para Ele Levi era um ser humano merecedor de oportunidades, digno de respeito e confiança, lhe oferendo a oportunidade de desenvolver a mais honrosa de todas as missões terrenas: ser um discípulo do Salvador.

Merece registro o fato de Jesus não ter selecionado discípulos em meio aos religiosos, dos sábios ou dos abastados de sua época. Muito pelo contrário, Ele preferiu homens simples, no caso de Levi, marginalizados, rudes, analfabetos, sem posição social e desprovidos de recursos financeiros. Simplicidade, sinceridade e caráter, era o que bastava para servi-lo e segui-lo.

É também maravilhoso notarmos que após ser convocado, Levi imediatamente levantou-se e o seguiu.

Não foram feitas perguntas do tipo: terei que parar de fazer as coisas que eu gosto? Vou ter que abandonar meu emprego? Precisarei pagar alguma coisa? Vai ser preciso abandonar minha religião?

As respostas viriam com o tempo e a experiência, mas naquele momento Levi apenas obedeceu e foi.

E quanto a você? Quantas vezes já foi chamado por Jesus para servi-lo e segui-lo?

Lembra da letra daquela canção cristã que mexeu profundamente com a sua alma? Lembra daquela mensagem que você ou ouviu meio sem querer no rádio e que gerou um forte impacto em seu coração? Lembra daquele pequeno folheto evangelístico que você leu e sentiu o toque do Espírito Santo? Lembra-se daquele amigo ou amiga, que tantas vezes já lhe convidou para buscar a presença de Deus? Pois bem. Em todos esses episódios Jesus estava presente e dizendo: segue-me!

Muitos agem como os antigos que endureceram seus corações diante das palavras dos profetas e dos apóstolos, colhendo posteriormente o triste fruto de suas incredulidades. Outros fizeram e ainda fazem como Levi: nada temem, nada adiam, nada questionam. Apenas se levantam e seguem o Salvador.

E você: como atenderá ao chamado do Mestre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário. Breve iremos analisá-lo com todo carinho. Que Deus lhe abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...