sexta-feira, 17 de março de 2017

COMO VENCER O MAL?


Em um mundo de ódio, em que a lei é a vingança pelo mal recebido, Paulo surpreende seus leitores de Roma, recomendando: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.” (Romanos 12:21)
Só quem nunca foi machucado pela injustiça e pela maldade de alguém é que acha estranho o impulso da vingança, da retribuição. Quem já foi assaltado à mão armada conhece bem o ódio que toma conta da gente, diante da impossibilidade de reagir à altura. A lei do olho por olho e dente por dente é a coisa mais espontânea, no coração do homem natural.
Ao afirmar que responder com o mal significa, em última análise, a vitória do mal, Paulo repete o ensino de Jesus. O contexto bíblico é bem explícito: vingar-se é uma atitude tão negativa e tão devastadora, que somente a justiça de Deus possui a capacidade de fazê-lo justamente. A nós outros, humanos, mas servos de Jesus Cristo, cabe a postura do perdão, que somente o amor de Cristo nos capacita a oferecer. Se é que pretendemos vencer o mal com o mal, para que serve, então, o sacrifício de Jesus? Vença o mal - praticando o bem! 

Um comentário:

  1. Graça e paz, pastor Reinaldo Ribeiro.
    Um grande exemplo nos foi dado no Getsêmani, quando Cristo Jesus foi preso.
    Mateus c26 v51; 52 diz: Um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando lhe a orelha.
    Disse-lhe Jesus: Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.

    Que o Senhor nosso Deus continue te usando, dando lhe discernimento e clareza com as coisas do céu.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário. Breve iremos analisá-lo com todo carinho. Que Deus lhe abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...